quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Buscando conquistas para os indígenas

 Presidente da Ascima, Libiana Pompeu

A Associação Casa de Apoio Comunitário Índia Mainumy foi criada no ano de 2009, em razão dos problemas enfrentados pelos indígenas de algumas aldeias, principalmente na área da saúde. A entidade é presidida por Libiana Pompeu dos Santos que juntamente com parceiros decidiram pela criação da associação.

Libiana Pompeu tem a confiança do povo de sua comunidade e algumas conquistas mediante muito trabalho fizeram com que esta confiança aumentasse. Atualmente a Ascima Índia Mainumy além da aldeia do mesmo nome responde por outras 21 que são: Patizal, Canafistula, Rodeador II, Jacú, Jacú II, Cachoeira, Aroeira do Rio Corda, Itaiwan, Chapadinha, Pedrinha, Paim, Sumawma, Judéia, Nova Jerusalem, Nova Mangueira, Juçaral, Boa Vista, Cacimba Velha, Jerisalem do Ourive, Mussum e Tucumã.

Para este ano são muitas as expectativas de melhorias nas áreas de saúde e educação. A associação já encaminhou no final do ano passado, ofício solicitando melhorias de algumas escolas e construção de outras. 

A comunidade recebeu recentemente a visita da secretária de estado da Igualdade Racial, Claudete Ribeira, que teve acompanhando de perto a realidade dos povos indígenas e se prontificou a ajudar no que estiver dentro das possibilidades. 

Para a presidente Libiana Pompeu, é de suma importância que o estado tenha uma dimensão das nossas necessidades e que dependemos também dele para melhorarmos nos índices de qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário