quinta-feira, 19 de abril de 2012

Porque dia do Índio?


Hoje é o dia do Índio, mas você sabe quando e como começou a comemorar esta data? O Ih, Falei! pesquisou e trouxe as informações até você.
Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista, em que iriam ser discutidos assuntos referentes à qualidade de vida dos índios. 
Os próprios Índios também foram convidados a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitados, preferiram não participar.
Mas após alguns dias, os Índios entraram em um acordo e decidiram que iriam participar do Congresso, já que lá seriam discutidos problemas que dizem respeito a eles. A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940, por isso este dia se tornou o dia do Índio.
Em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia “19 de abril” seria comemorado o dia do Índio no Brasil.




Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. Blig.



Um comentário:

  1. Muito interessante este tema, eu não sabia desta parte tao importante da historia indigena. Temos muito que aprender sobre a historia indigena. Deve fazer parte de toda escola brasileira, dentro da matéria de historia. E toda aldeia indigena trara um grande avanço cultural para o Brasil, sendo um ponto de cultura e de sabedoria da floresta, se tornando independentes vivendo de sua arte, cultura, cursos e visitas de turistas. Eu torço pra isso.

    ResponderExcluir