sexta-feira, 23 de março de 2012

Merenda escolar será entregue próxima semana

A partir do início da próxima semana, será feita a entrega da merenda escolar para as comunidaes indígenas associadas a Ascima. Agora esta merenda pode ser comprada aqui mesmo em Barra do Corda, diferentemente do que acontecia outrora. Para a presidente da Ascima, Libiana Pompeu, "lutar para melhorar e facilitar a vida do nosso povo é o nosso desafio, e melhorar a qualidade da merenda e fazer estas compras aqui mesmo é uma conquista", finaliza a presidente.

terça-feira, 20 de março de 2012

Saúde: Assinaturas de contratos não condiz com a realidade


Uma nova reunião foi feita para tratar das questões dos contratos das equipes de saúde indígena da região de Barra do Corda. O encontro desta vez foi no Sindicato dos Trabalhores e Trabalhadoras Rurais, onde foi selebrado a confirmação de contratos de equipes de várias áreas. Com o Dr. Izidio fechando os contratos de algumas equipes, a cacique e presidente da Ascima, Libiana Pompeu iniciamente não foi chamada para participar dos detalhes finais para assinaturas de contratos da equipe que terá a missão de atender 22 aldeias, o que representa 1858 indígenas. Libiana cobrou junto ao responsável pelos contratos a equipe de saúde para suas comunidades. O certo é que, estranhamente as outras áreas tiveram suas equipes completas e as das comunidades da Ascima ficaram reduzidas e faltando dois técnicos em enfermagem. Libiana Pompeu tem procurado explicações para esta diferença de tratamento, "estarei indo ainda esta semana até São Luís, para cobrar o complemento de nossa equipe junto ao DISEI/SESAI-MA", disse a presidente da Ascima.

domingo, 18 de março de 2012

Impasse: Assinatura de contratos dos profissionais da saúde indígena ganha um novo capítulo


O que era pra ser o ato de assinaturas de contratos das equipes de saúde indígena, terminou num impasse acalorado na última quinta-feira 15, na sede do SINDSEP de Barra do Corda, localizada no bairro Canadá. 
Reunidos em dois períodos para finalizarem o que já tinha sido acordado antes entre o DSEI/SESAI-MA e as lideranças índigenas para as assinaturas dos contrados das equipes de saúde, uma só liderança acabou não aceitando as propostas que anteriormente havia sido debatida e aprovada em assembleia. Esta recusa foi o suficiente para o Dr. Izidio que estava na oportunidade represtentando o DSEI/SESAI definir pela não assinatura dos contratos das equipes, e como consequência os caciques se revoltaram e reinvindicaram por mais respeito com os seus direitos e que as comunidades não podem ficar prejudicadas por uma única pessoa. Foi solicitada a presença da imprensa para acompanhar e divulgar toda a situação para que a sociedade tenha conhecimento. O certo é que são R$ 16 milhões destinados para a saúde indígena da região de Barra do Corda, e que as comunidades não podem ficar desassistidas por questões burocráticas de uma minoria. A cacique Libiana Pompeu cobrou indignada o cumprimento do que foi acordado antes pela SESAI. Uma nova reunião será realizada para tentar se chegar ao entendimento pelos contratos desses profissionais.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ascima: Trabalhando pelas causas indígenas

 
Diante de desafios com o propósito de desenvolver um trabalho focado na luta por melhores condições para os povos indígenas da região, a Ascima tem atualmente responsabilidade com 22 aldeias, onde a atenção tem sido um marco importante para todas elas. Com a possibilidade de fechamento de algumas associações em razão de mudanças feitas por parte de orgãos estaduais responsáveis por alguns setores indígenas, a presidente da Ascima, Libiana Pompeu, informa que a entidade se coloca à inteira disposição para ajudar as demais comunidades indígenas. O Nosso trabalho é intenso porque dedico o meu tempo juntamente com os colaboradores buscando alternativas que venham proporcionar melhorias para o nosso povo, e as comunidades que confiam no nosso trabalho sentem as mudanças, o que nos deixa entender que estamos no caminho certo, e continuaremos em busca de avanços, disse Libiana Pompeu.