sábado, 16 de junho de 2012

Índios guajajaras estão tirando sustento de lixão em Grajaú

 
Uma reportagem exibida no JMTV 2ª Edição desta segunda-feira (11) mostrou a situação em que estão vivendo os indígenas guajajaras que, por falta de assistência, têm migrado para as periferias das cidades do Maranhão.
Segundo a guajajara Libiana Pompeu dos Santos, as crianças estão morrendo. "Falta atendimento de saúde para diarreia, gripe, pneumonia", contou. A indígena faz parte de um grupo de representantes dos guajajaras que procuraram o Ministério Público Federal para denunciar a falta de assistência médica, além da ausência de medicamentos e transporte.
Em vídeo, o repórter Sidney Pereira mostrou uma tribo que está vivendo em uma oca de lona e papelão montada na periferia de Grajaú, a 555 quilômetros de São Luís. No lugar, indígenas grávidas e crianças passam o dia à espera dos caminhões de limpeza urbana sob nuvens de fumaça, em meio a urubus. O objetivo é encotrar algo, em meio ao lixo, que ajude no sustento da família.
O risco de contaminação é maior porque, muitas vezes, eles acabam consumindo alimentos encontrados em meio ao lixo hospitalar, onde podem ser encontradas seringas e medicamentos usados.

Do G1 MA com informações da TV Mirante